A dor na coluna lombar com irradiação para as pernas pode estar associada à hérnia de disco. Entenda mais sobre como esse sintoma pode ter a origem na sua coluna.
Sinais e sintomas da hérnia de disco lombar:
- Dor que aumenta ao ficar sentado e inclinar-se para frente;
- Dor que aumenta ao tossir e espirrar;
- Espasmo da musculatura lombar;
- Irradiação para as pernas (unilateral ou bilateral): dor, sensação de formigamento, perda de sensibilidade, perda de força e cãimbras
Como ocorre a hérnia de disco?
Pequenas alterações na posição das vértebras, juntamente com posturas inadequadas adotadas no dia-a-dia, geram alterações da pressão sobre o disco intervertebral. Essa alteração biomecânica da coluna gera rompimento das fibras dos anéis do disco (parte periférica), fazendo com que o núcleo do disco se projete para dentro do canal medular ou em direção a raiz nervosa.
Por que algumas hérnias lombares geram irradiações para pernas e outras não?
Isso depende de alguns fatores, como: o tamanho da hérnia e o estágio que ela está, a direção que a hérnia se projeta e o tamanho da resposta inflamatória local.
Quando a núcleo do disco intervertebral comprime a raiz nervosa, o material inflamatório produzido pela compressão vai pelo trajeto do nervo, alterando a condução nervosa e gerando a sintomatologia conhecida como ciatalgia.
Como a quiropraxia pode ajudar?
A quiropraxia corrige as alterações no posicionamento das vértebras, devolvendo a mobilidade e retirando a pressão sobre o disco intervertebral, descomprimindo assim a raiz do nervo ciático. Todos esses benefícios proporcionam alivio dos sintomas.