top of page

Espondilolistese: tudo o que você precisa saber | Corpo & Coluna

Atualizado: 17 de out. de 2022


Ela consiste no escorregamento anterior de uma vértebra sobre a adjacente, isso pode acontecer por algumas causas, as mais comuns são:

*Degenerativa: ocorre o desgaste do disco intervertebral e/ou facetas articulares, fazendo com que a articulação perca a estabilidade e deslize anteriormente. É a forma mais comum presente em paciente acima dos 50 anos.

*Lítica: ocorre devido a traumas ou microtraumas, nela há a fratura do arco posterior da vértebra, e por isso perde-se a estabilidade da articulação, gerando também o escorregamento.

O quadro de espondilolistese degenerativa é o principal motivo de cirurgia após os 65 anos.

Ocorre 6 x mais em mulheres, principalmente as afrodescendentes. E o nível mais acometido nessa patologia é o L4-L5. Sendo o nível de L5-S1 o mais acometido nas espondilolisteses líticas.

Quais os sintomas da espondilolistese?

*Dor Lombar que piora durante atividade física e melhora no repouso. A dor também é pior em pé ou andando

*Dor Ciática devido a compressão de estruturas nervosas

*Alterações de sensibilidade como: formigamento ou dormência em alguma região do membro inferior

Como é feito o diagnóstico?

*Radiografia da coluna no plano frontal e perfil possibilita o diagnóstico na maioria dos casos

*Tomografia computadorizada solicitada para melhor avaliação da lesão, quando se desconfia da lesão por traumas ou microtraumas.

*Ressonância magnética lombar necessária quando o paciente apresenta déficit neurológico associado ou dor irradiada para membros inferiores, possibilitando uma melhor avaliação das estruturas comprimidas

Classificação

Estes deslizamentos vertebrais foram classificados por Meyerding conforme sua intensidade. Grau I de zero a 25%, Grau II de 25% a 50%, Grau III de 50% a 75% e Grau IV de 75% a 100%.

Tratamento

A quiropraxia usa técnicas de ajuste sacral, tração e liberação miofascial, para gerar menor sobrecarga lombar minimizando os sintomas. O tratamento conservador é indicado e produz resultado sobre os sintomas da espondilolistese até o grau II.

A partir do grau III a compressão neural pelo escorregamento gera comprometimento severo, e na maior parte dos casos, necessitando do procedimento cirúrgico para estabilização.

Conheça o tratamento pela Corpo & Coluna e viva uma vida plena e sem dor. Faça uma avaliação conosco (21) 3563-5668

 
 
 

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
 ‪(21) 3563-5668
(21) 97331-4884
bottom of page