Perguntas Frequentes

1. O ajuste é doloroso?

Os ajustes da coluna e articulações não são dolorosos. Quando realizados pela primeira vez, alguns pacientes podem experimentar certas sensações de leve desconforto, como quando se começa uma atividade física. O fato é que a maioria das pessoas se sente melhor após os ajustes e a dor desaparecerá à medida que você continuar com seu tratamento e com as instruções de seu quiropraxista.

2. Quando a quiropraxia é indicada?

A quiropraxia é ainda pouco conhecida no Brasil, mas mundialmente é reconhecida como uma ciência muito eficaz no tratamento de muitos tipos de dor nas costas, dentre elas destacam-se:

 

- Dores de cabeça tensionais ou cervicogênicas (cefaleias)

- Dor nas costas em geral

- Hérnia de disco

- Dor ciática (lombociatalgia)

- Problemas posturais (hipercifose, hiperlordose, escoliose)

- Dor no Pescoço (cervicalgia)

A quiropraxia também é muito indicada para melhorar o bem-estar, minimizar os efeitos do estresse, melhorar o sono, e também para potencializar o funcionamento orgânico por meio de uma melhor comunicação neurológica conquistada pelo ajuste quiroprático.

3. Quando a quiropraxia não é indicada?

Existem poucas contra-indicações ao tratamento quiroprático, muitas vezes uma aréa pode ser contra-indicada, mas não impede que o paciente receba o tratamento em outras regiões. O seu quiropraxista será capaz de identifica-la e apontar as melhores estratégias de tratamento.

Basicamente, as desordens que levam a uma limitação no atendimento quiroprático são:

 

- Aneurismas, tromboses, hipertensão não controlada, derrames e insuficiência vertebro-basilar

- Traumas recentes com suspeitas de fratura óssea

- Descolamento placentário (Gestantes)

- Alguns tipos de tumores malignos

4. Com que idade posso fazer quiropraxia?

Desde bebês, crianças, adultos, idosos, gestantes, adolescentes, atletas e não atletas. Todas as idades podem fazer quiropraxia!

5. Gestante pode fazer quiropraxia?

Aproximadamente 50% das gestantes experimentam dor na coluna vertebral, principalmente na região da coluna lombar. Então, a resposta é SIM, podem e devem fazer quiropraxia, por 2 motivos principais:

1) A quiropraxia é um tratamento natural, sem uso de nenhum medicamento para o alívio da dor, atendemos muitas gestantes devido as alterações musculoesqueléticas que ocorrem principalmente no terceiro trimestre da gestação.

2) Se você deseja realizar parto natural, a quiropraxia também é excelente! Neste caso, mantemos a pelve da gestante com boa mbilidade para a passagem do bebê no momento do parto, além de técnicas para reduzir a pressão intra-uterina e facilitar a virada da criança.

6. Porque é importante uma criança visitar um quiropraxista?

O modo de engatinhar ou caminhar, assim como as pequenas quedas,  podem gerar subluxações vertebrais. Por isso, é importante cuidar da coluna dos bebês e crianças desde cedo, protegendo-os de problemas futuros, como dores e desvios na coluna (escoliose).

 

A criança ou o bebê não constuma apresentar dor, assim é importante que os pais fiquem atentos há alguns sinais que podem indicar que seu filho está com alguma disfunção na coluna vertebral:

  • Quando a cabeça do bebê fica constantemente inclinada somente para um lado; 

  • Desvios posturais visíveis na coluna e desvios de posição dos pés e joelhos, neste último caso, os desvios dos membros inferiores, se não corrigidos na infância acabam gerando compensações e dores na vida adulta.

  • Cólicas, dores de ouvido e dores de cabeça, também podem estar relacionados com disfunções da coluna vertebral.

 
A avaliação para corrigir problemas vertebrais pode garantir à criança um desenvolvimento mais saudável, livre de interferências!

7. Quais são os benefícios para atletas?

Treinos frequentes e exercícios praticados de forma intensa ou com movimentos repetitivos podem gerar lesões no sistema musculoesquelético (articulações, músculos, tendões e ligamentos).
       

A Quiropraxia através do ajuste articular, tem por objetivo eliminar a dor, recuperar a estabilidade da área lesada, aumentar a amplitude de movimento das articulações, proporcionando maior rendimento esportivo ao atleta. E o principal, o corpo do atleta precisa estar em excelente equilíbrio, o tratamento de Quiropraxia melhora a propriocepção, o que traz melhora da performance esportiva.

8. Existe algum risco para idosos?

Existem mais de 100 técnicas dentro do escopo do cuidado quiroprático. Se o idoso apresentar algum nível de osteoporose, fique tranquilo, o Quiropraxista poderá utilizar técnicas de força controlada por instrumento, ou inúmeras outras que julgar necessária, sem prejudicar a evolução do tratamento.

9. Qual é a formação do quiropraxista?

A Clínica Corpo & Coluna se dedica em oferecer um serviço quiroprático de excelência e a formação profissional  é fundamental para que a qualidade de nosso serviço seja atingida.

 

Por isso, todos os Quiropraxistas da clínica possuem obrigatoriamente:

 

- Título de Graduação Universitária em Quiropraxia com 4 à 5 anos de dedicação.

- Estar devidamente associado à ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia)

- Seu título de Quiropraxista deve ser reconhecido internacionalmente pela WFC (Federação Mundial de Quiropraxia).

10. Aceita plano de saúde?

A Quiropraxia é uma profissão que no Brasil ainda não possui cobertura pelos planos de saúde.