top of page

Torcicolo Agudo


Má postura ao dormir ou trabalhar, estresse, são fatores associados ao famoso torcicolo, que causa dor e rigidez nos músculos do pescoço. Entenda mais!

O torcicolo agudo, tem início súbito, com uma dor repentina e unilateral, que impossibilita voltar a cabeça para a posição original, isso é resultado de uma contração involuntária dos músculos do pescoço.

Pode ocorrer devido um trauma, um movimento súbito da cabeça, por má postura ao dormir, postura prolongada do pescoço em uma mesma posição durante o trabalho, por tensões emocionais ou qualquer outro fator que afete a coluna cervical.

A lesão tende a estar associada com as articulações do pescoço, as facetas das vértebras, local onde uma vértebra comunica-se com a outra, são guias de posicionamento e movimento da coluna cervical (Observe a figura). Esta ligação entre as articulações é revestida por uma membrana que envolve a articulação em uma solução de lubrificação, chamada de cápsula articular. Se as superfícies ou cápsula articular tornam-se irritadas, uma quantidade excessiva de fluido torna-se presente entre as articulações. Esta pressão extra fluido causa dor sempre que o pescoço se move, e a biomecânica normal daquele segmento é alterada, podendo resultar nos sintomas de rigidez do torcicolo.

Sem uso de medicamentos ou técnicas invasivas, o tratamento da quiropraxia busca, através de ajustes específicos, corrigir o alinhamento da coluna cervical, reduzir a irritação e pressão entre as facetas, gerando assim alívio da dor e da rigidez muscular, devolvendo rapidamente a função normal da coluna. Além do ajuste articular, técnicas miofasciais para relaxamento muscular são empregadas diretamente na região acometida e orientações importantes para a prevenção deste tipo de problema são concedidas ao paciente.

Ter torcicolo nos atrapalha no dia a dia e nos faz sofrer com a dor, algumas medidas simples podem ajudar a prevenir o torcicolo:

- evite dormir de bruços ou no sofá, procure dormir de lado, o ideal é que seu travesseiro tenha a altura do seu ombro, ou seja do colchão até sua cabeça, deixando sua cabeça e coluna alinhada;

- não assista televisão deitado e evite leituras prolongadas na cama;

- ao utilizar smatphones não flexione excessivamente sua cabeça;

- ao atender o telefone não prenda-o com o ombro;

- a tela do computador deve ficar na altura dos olhos, para evitar má postura do pescoço e tensão na região cervical;

- procure identificar a causa do torcicolo para saber como evitar a repetição do episódio.

Para maiores informações entre em contato conosco! (21) 2495-9357

705 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lombalgia

bottom of page