top of page

Lombalgia

A lombalgia ou dor lombar é uma condição que atingi até 65% das pessoas anualmente, e até 84% das pessoas em algum momento da vida. Por conta da grande incidência, a demanda aos serviços de saúde aumenta, e pelo menos 60% das pessoas com dor lombar procura algum tipo de tratamento.



Etiologia


Entender como a dor lombar começou, pode ser uma tarefa árdua, pois a dor lombar é considerada multifatorial, ou seja, em geral não é uma coisa, mais a soma de vários fatores que levam a dor.


Entre as causas mais comuns o sedentarismo, obesidade, doenças reumatológicas, envelhecimento, levantar peso de forma errada e até fatores emocionais.

Estudos recentes sobre a causa da dor lombar, verificaram que nos países desenvolvidos onde a demanda física de trabalho é menor, a prevalência de dor lombar é duas vezes maior, quando comparada a população dos países subdesenvolvidos, onde a exigência física laboral é menor.




Tratamento


Para dor lombar aguda (até 3 semanas) o tratamento de quiropraxia , que através da s manipulações articulares, liberações miofasciais e técnicas de tração melhora o quadro de dor aguda do paciente, assim como um trabalho de educação e estratégias de auto cuidado com o paciente.


Para pacientes com dor lombar crônica (há mais de 3 meses) é associando o tratamento de quiropraxia (manipulação espinhal) com tratamento multidisciplinar, envolvendo exercícios físicos para fortalecer musculaturas associadas.

O profissional deve aconselhar e educar o paciente em relação aos hábitos que o levaram a condição, para substituição do hábito maléfico a lombar quando possível.


O tratamento com uso de medicação recomendado pelo médico, associado ao tratamento conservador, em alguns casos pode ser indicado.


Se você mora no Rio de Janeiro, marque sua consulta e venha nos conhecer!

21 3563-5668 / 97007-8503

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page