top of page

Recebeu o diagnóstico de Estenose Lombar? E agora? | Corpo & Coluna

Atualizado: 5 de out. de 2022


O que é?

Estenose é o nome usado para um estreitamento ou redução de diâmetro de uma passagem. Logo, quando se fala de estenose de canal vertebral refere-se à diminuição e/ou estreitamento do canal por onde passam as inervações do sistema nervoso na coluna.


Os locais mais comuns onde ocorrem estenose de canal vertebral são a região cervical e lombar, aqui falaremos das causas, sintomas e tratamento da estenose de canal lombar.


O que causa a estenose?

Na maioria das vezes a estenose é o resultado de degenerações de estruturas da coluna, que começam a ocupar mais espaço do que deveriam, invadindo o local onde a medula e os nervos passam. Normalmente essas alterações estão associadas ao

envelhecimento.


As principais alterações na coluna lombar que geram esse estreitamento são:

*Hérnia de disco

*Hipertrofia do ligamento amarelo (aumento da sua espessura ocupando espaço do canal).

*Espondilolistese

*Hipertrofia facetaria

Outros casos mais raros são ocasionados por traumatismo, tumores, doenças reumáticas.


Sintomas:

Na estenose de Canal Lombar os principais sintomas são dores moderadas/intensas para as nádegas e pernas ao caminhar e/ou ficar em pé durante pequenos períodos, ou seja, a pessoa não precisa percorrer longas distâncias para sentir o desconforto para as pernas. Isso acontece, pois ao ficar ereto, ocorre a extensão da coluna o que aumenta a compressão no canal vertebral.


Os pacientes relatam que sentem alívio ao inclinar o tronco para frente (ao nível da cintura) ou ao sentar-se, este alívio ocorre devido à descompressão da região.


Além disso, outros sintomas podem acontecer, como:

*Dor lombar

*Fraqueza muscular nas pernas

*Formigamento ou dormência nas pernas e/ou pés

*Rigidez


Diagnóstico


O diagnóstico é feito a partir da anamnese, por esse tipo de patologia ter uma história e apresentação clínica bem clara, na conversa com o paciente já é possível ter o provável

diagnóstico.


Exames de Ressonância Magnética são utilizados para verificar as estruturas, determinar o nível da compressão e comprovar o diagnóstico.



Como a quiropraxia pode ajudar na estenose lombar?

A quiropraxia é um tratamento conservador e indicado para estenose de canal, pois melhora a mobilidade articular, um dos principais problemas que geram a degeneração progressiva da coluna. Além disso na Corpo & Coluna Quiropraxia utilizamos a maca de Flexão/Distração que através do seu mecanismo aumenta o transporte de metabólitos para o disco, a flexão alonga o ligamento amarelo para reduzir a estenose, abre o canal vertebral em média 2mm (16%), causa descompressão dos nervos e do gânglio da raiz dorsal.

Não há cura para o quadro de estenose, mas com os estímulos e orientações certas é possível uma redução significativa dos sintomas e maior qualidade de vida.

Faça uma avaliação conosco (21) 3563-5668/ (21) 97007-8503.



942 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lombalgia

bottom of page