Sarcopenia: entenda mais sobre a perda da massa muscular

Os músculos são extremamente importantes para o corpo humano, e tem como função principal preencher e sustentar o corpo e os órgãos internos.


A sarcopenia é um processo de perda de massa muscular, juntamente com a redução de força da musculatura, e ela é uma condição que acontece normalmente com o avanço da idade. Essa é chamada de sarcopenia primária.


Esse processo acarreta queda do desempenho muscular, causando um impacto direto na qualidade de vida e autonomia do paciente. Consequentemente pode existir um risco aumentado de quedas, incapacidade e até mesmo de morte.



A força muscular atinge seu vigor máximo até os 30 anos de idade. Dali em diante vai ocorrendo um declínio natural e todo ano vamos perdendo em torno de 1% a 2% de massa muscular.


Existe também a sarcopenia secundária, que está relacionada a doenças ou outros fatores, como o repouso prolongado, inatividade física, questões metabólicas, distúrbios endócrinos e câncer.

 

O que causa?


A sarcopenia ocorre normalmente por causa do envelhecimento, assim as causas basicamente são:

  • declínio de hormônios, que vai ocorrer principalmente em pessoas fisicamente inativas, indicando que o sedentarismo vai contribuir para esse fenômeno.

  • ingestão deficitária de proteínas e degenerações progressivas de neurônios motores.

Segundo os dados da Sociedade de Geriatria e Gerontologia, a condição afeta 46% dos indivíduos com mais de 80 anos.


Sintomas


Um dos primeiros sintomas será a percepção da diminuição da massa muscular. Braços e pernas começam a ficar mais finos e flácidos. A força diminui e o tempo de locomoção aumenta.


Vai existir também uma perda de equilíbrio, articulações ficarão mais rígidas, como joelhos, quadris e tornozelos. Por causa disso, as quedas podem ser inevitáveis, e como a sarcopenia anda junto com a osteoporose, as consequências podem ser extremamente graves.


Podemos ter também a diminuição da resposta aos movimentos, que é aquele idoso que vai dando passos mais curtos, se apoiando em móveis e paredes para andar.


Relação Osteoporose x Sarcopenia


O tecido muscular e o tecido ósseo, estão interligados desde as primeiras fases da

vida. O tecido ósseo produz e libera substâncias, como o cálcio, que atuam na

musculatura e vice e versa.


E uma função importante do musculo é gerar uma tração no osso para que aconteça maior depósito/metabolismo de cálcio no tecido ósseo. Obviamente se com o tempo a massa muscular vai sendo perdida menor também será essa ação de tração do musculo no osso.


A osteoporose consiste na perda de massa óssea. E assim como a sarcopenia,

ela é uma condição que vai atingir mais os idosos, e principalmente as mulheres.


Prevenção e tratamento da sarcopenia


Prevenir a sarcopenia, é muito melhor do que fazer o tratamento, para isso é necessário que tenhamos uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas por toda a vida, principalmente atividades de resistência (força e musculação).


É importante que o aporte de nutrientes como cálcio, vitamina D e proteínas atendam à necessidade de cada indivíduo.


Orienta-se de forma geral a ingestão proteica de pelo menos 1,2g/kg de peso, com justes de acordo com particularidades do indivíduo, como função renal e morbidades. Atenção especial deve ser direcionada às fontes de leucina (carne, peixe, ovo, leite e derivados, feijão, castanhas, beringela, dentre outros), principal aminoácido relacionado com a formação muscular. A ingestão de proteína vai agir juntamente com a prática de atividade física.


Com o avançar da idade, o sistema responsável pela formação das proteínas responde de forma menos intensa à ingestão alimentar, necessitando de maior quantidade ofertada para alcançar resposta metabólica semelhante. Esse fato tem relação, dentre outros fatores, com as reduções fisiológicas nos níveis de testosterona e estrogênio.


 

Prevenir a perda da massa muscular é extremamente importante para evitar quedas, manter a autoeficácia e baixa dependência, além de contribuir para a redução de dores no idoso. Para saber mais cuidados de saúde, veja nossos outros posts ou nos siga no Instagram @corpoecoluna.quiropraxia

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo