top of page

Atletas de Beach Tennis são atendidos em torneios no Rio de Janeiro


A equipe da CORPO & COLUNA QUIROPRAXIA tem estado presente em vários torneios de Beach Tennis, saiba mais sobre esse esporte e sobre nossa experiência!

O Beach Tennis surgiu na Itália e chegou ao Brasil em 2008, hoje diversas cidades brasileiras são referência na prática deste esporte. Inclusive no Rio de Janeiro, cariocas de todas as idades, ex-tenistas ou não, se reúnem nas redes em busca de saúde, praia e diversão. É um esporte fácil de entender e muito prazeroso, a exigência dos jogadores é se deslocar com agilidade e ter precisão para pegar a bola.

Biomecânica do atleta

Os movimentos realizados pelo atleta do Beach Tennis são unilaterais, o que pode gerar compensações musculares e uma força desigual sobre a coluna vertebral, o que provoca desalinhamentos e reduz a mobilidade em determinadas áreas.

Os treinos frequentes e movimentos repetitivos podem gerar lesões no sistema musculoesquelético (articulações, músculos, tendões e ligamentos). Essas alterações mudam a biomecânica normal do corpo, diminuindo o rendimento esportivo e sobrecarregando as articulações, o que torna menos agradável a pratica do esporte.

Lesões comuns nos torneios e consultório

Pela elevada força de preensão ao empunhar a raquete, desequilíbrio muscular, ombro e cotovelo do lado dominante são afetados. A epicondilite lateral é a lesão de caráter crônico mais comum.

Nos membros inferiores devido ao esforço gerado pelo contato com a areia ocorre uma sobrecarga na musculatura, podendo acontecer câimbras e lesões musculares principalmente na panturrilha e quadriceps. Lesões agudas como entorse de tornozelo e joelho também podem ocorrer.

Já na coluna vertebral a região mais afetada é a coluna lombar, as causas são inúmeras, mas o saque parece ser um dos principais fatores, devido à sobrecarga na coluna de forma repetitiva.

Aumente seu rendimento esportivo

A quiropraxia tem um olhar refinado sobre os desalinhamentos articulares e as compensações musculoesqueléticas provocadas pela prática esportiva. Nosso objetivo é melhorar a resposta muscular e articular, reduzindo a dor, recuperando com rapidez tendinites, torções e estiramentos musculares.

374 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lombalgia

bottom of page