top of page

O que é subluxação vertebral?


Desde os primeiros momentos de vida podemos ser submetidos a posturas inadequadas, pequenos traumas e hábitos que prejudicam nossa coluna, ocasionando assim ao longo do tempo disfunções articulares, que nós quiropraxistas chamamos de subluxação vertebral.

Saiba mais sobre o que é a subluxação vertebral, como pode causar interferências no seu corpo e como a quiropraxia pode ajudá-lo!

Definição

Para o quiropraxista o termo subluxação vertebral (CID M99.1) é definido como um segmento no qual se observa a presença de alteração no alinhamento vertebral, diminuição na amplitude do movimento e na função fisiológica da articulação, embora o contato entre superfícies articulares continue intacto.

Efeitos da Subluxação

A subluxação pode influenciar a integridade neural e biomecânica do corpo. O desalinhamento articular, apesar de milimétrico diminui o orifício por onde o nervo passa, irritando, comprimindo e machucando os nervos.

Os efeitos da subluxação são abrangentes e podem ser divididos em cinco categorias:

- Cinesiopatia: Perda de posicionamento vertebral normal e do movimento articular, provocando redução do fluxo de nutrientes para os discos intervertebrais e compensações musculares e posturais.

- Miopatia: Impróprio ou inadequado funcionamento muscular, com alterações no equilíbrio e grau de tensão- relaxamento dos músculos.

- Neurofisiopatia: Irritação ou lesão de raízes nervosas espinhais pela compressão, estiramento ou mais comumente pela irritação química de estruturas próximas a coluna espinhal. Talvez o pior de todos os efeitos, pois pode afetar o funcionamento de qualquer órgão ou sistema do corpo.

- Histopatia: Alterações patológicas que ocorrem nos tecidos, como inflamação, fibrose e aderências dos músculos da coluna vertebral e os ligamentos, bem como a desidratação e degeneração dos discos intervertebrais.

- Artropatia: Refere-se ao processo de degeneração articular (osteoartrose). Ao desalinhar, a articulação adquire atrito ao movimentar-se. Este atrito ao longo dos anos provoca o desgaste da superfície articular e do disco intervertebral.

Correção da Subluxação Vertebral

O trabalho do quiropraxista é remover as subluxações e para corrigi-las estes possuem diversas técnicas que variam de método. Em geral, o termo para as manobras que corrigem as subluxações vertebrais é o ajuste articular.

Removendo a subluxação articular e devolvendo o bom funcionamento biomecânico há um alívio dos sintomas, remissão da dor e principalmente o bom posicionamento articular garante ao paciente uma coluna mais saudável, com adequado funcionamento muscular, prevenção da degeneração articular, redução da pressão intervertebral e comunicação eficaz entre o cérebro e o corpo.

Venha você também conhecer os benefícios da quiropraxia!

2.114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lombalgia

bottom of page