top of page

Conheça a Quiropraxia e a sua História | Corpo & Coluna


A origem da Quiropraxia data de 1895, entretanto, segundo relatos antigos, a busca por práticas semelhantes ao tratamento que conhecemos hoje teve início há tempos atrás. O filósofo Hipócrates conhecido como o "Pai da Medicina" chegou a publicar alguns escritos sobre as enfermidades da coluna e articulações, estimulando a busca por conhecimento nessa área da saúde, já que havia um grande número de reclamações sobre dores e desconfortos. Como ele mesmo dizia "Para a causa das doenças, procure na coluna vertebral".

O surgimento da Quiropraxia

Daniel David Palmer

Daniel David Palmer foi o nome por trás do desenvolvimento e divulgação da técnica da quiropraxia que trata milhares de pessoas atualmente. Em 1895, em Iowa, D. D. Palmer recebeu a visita do zelador do prédio onde trabalhava, Harvey Lillard, que relatava a perda de audição após ter carregado peso e ter sofrido um "estalo" nas costas.

Ao ser examinado foi observado um desalinhamento da coluna vertebral. Palmer utilizou o processo espinhoso como alavanca e moveu a vértebra para o lugar de origem. Não apenas a dor havia sido solucionada, mas o Sr. Lillard voltava a ouvir. Podemos dizer que essa experiência foi o pontapé inicial para que se começasse a prática dos ajustes com as mãos. Anos depois o seu filho, Bartlett Joshua Palmer daria continuação aos seus estudos e desenvolveria avanços no ramo da quiropraxia. Um dos seus grandes feitos para a quiropraxia inclusive, foi a criação da "Palmer School Of Chiropractic" atualmente conhecida como a "Palmer University". A profissão do Quiropraxista é legalizada e licenciada em diversos países e nos EUA é a terceira maior profissão da área de saúde.

A Quiropraxia no Brasil A prática da Quiropraxia ganhou espaço no Brasil apenas no início de 1900. Com o passadas das décadas, esse tratamento passou a ser amplamente difundido e cada vez mais conhecido publicamente. Em 2010, o país recebeu um evento mundial de Quiropraxia com cerca de 2 mil profissionais e estudantes ao redor do mundo, o que trouxe maior visibilidade a comunidade quiroprática.

A Organização Mundial de Saúde reconhece a profissão do quiropraxista e a Federação Mundial de Quiropraxia (WCF) também possui representação junto à OMS. No Brasil a prática é representada pela ABQ - Associação Brasileira de Quiropraxia. Sobre o meio acadêmico, apenas duas universidades oferecem o curso: A Anhembi Morumbi, em São Paulo e a Universidade Feevae de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, com duração de 4 e 5 anos respectivamente.

Se você está sofrendo de qualquer problema nas articulações, tendões, ligamentos, coluna ou se busca melhorar a sua qualidade de vida, a quiropraxia é o caminho ideal para quem procura tratamento e prevenção.

Conheça a Corpo & Coluna. Para maiores informações entre em contato conosco!

(21) 3563-5668.

198 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lombalgia

bottom of page