top of page

A importância da boa postura | Corpo & Coluna


É comum durante as atividades diárias como passar muito tempo sentado no escritório ou carro, ao carregar mochilas e/ou bolsas pesadas de maneira incorreta, desenvolvermos problemas na coluna e articulações. Por isso a atenção deve ser redobrada à postura.

Para cuidar da saúde buscamos praticar exercícios físicos, ter boas noites de sono e boa alimentação. Mas é bom lembrar que ter uma uma boa postura também é cuidar do nosso organismo. Quando desenvolvermos o hábito de cuidar da nossa coluna adquirimos mais energia e disposição.

Problemas relacionados à má postura Atualmente há um aumento nos problemas relacionados à coluna devido ao sedentarismo, aumento de peso e a automação de diversas profissões que promovem a maioria de suas ocupações sentadas. Colchões inadequados, espaço de trabalho mal projetado, calçados impróprios e descuidos sobre dormir, sentar ou ficar de pé são outros fatores.

É importante ter em mente que a má postura é desencadeadora dos seguintes sintomas:

- Dor e rigidez nas articulações: Pode ser um sinal de algum processo degenerativo. - Tensão no pescoço, costas, braços e pernas: Na maioria dos casos é algum sinal que indica contratura - Fadiga muscular: O trabalho que o corpo promove para conseguir sustentar o corpo e realizar os movimentos à base de dor e desconforto, gasta muita energia e faz com que a pessoa se sinta mais exausta do que o normal.

Como ter uma postura melhor Tendo em mente que a nossa coluna vertebral sustenta como também amortece o nosso peso, separamos algumas dicas essenciais para evitar justamente problemas ocasionados pela má postura: 1. No ambiente de trabalho, procure ter uma mesa de altura equilibrada. Para isso, coloque o topo do computador na direção dos olhos . 2. Coloque os cotovelos em 90 graus, ou seja, na direção dos punhos e ombros. O antebraço deve estar apoiado sobre a mesa e os ombros jogados um pouco para trás. 3. É importante manter a região lombar bem apoiada quando estiver sentado. Assim os músculos das costas não favorecerão dores.

4. Evite forçar a coluna, mantenha na curvatura normal. 5. Muita atenção as dores causadas por pequenos acidentes diários. Quando não cuidados, podem provocar adaptações ruins à postura com dores que tendem a crescer com o passar dos anos. 6. Invista em um bom colchão. Um colchão firme e de qualidade apoiará de maneira adequada a sua coluna evitando a sensação de desconforto ao acordar e se sentir cansado.

7. Fique atento ao seu peso e às atividades físicas. É importante evitar a sobrecarga da coluna com o fortalecimento e estabilização dos os músculos do abdômen. E quanto mais flexível for a sua musculatura, mais o seu corpo estará preparado para os impactos dos exercícios.

Uma postura correta é algo ensinado pelos nossos pais desde cedo e não é a toa. Muitas vezes negligenciamos as posturas e as dores que causamos ao nosso corpo e mantemos hábitos ruins. A consequência desse descuido é o aumento do desconforto e o aparecimento de condições crônicas que podem ser evitadas. A Quiropraxia é um tratamento seguro e eficiente que elimina esses problemas e proporciona um ajustamento articular capaz de restaurar movimentos e lesões. Para uma vida plena e sem dor, conheça a Corpo & Coluna.

Para maiores informações entre em contato conosco! (21) 3563-5668.

294 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lombalgia

bottom of page