top of page

Entenda mais sobre bico de papagaio | Corpo & Coluna


O “bico de papagaio” ou osteófitos se formam quando os ligamentos e cartilagens que estão próximo as vértebras ou outras articulações se calcificam, podendo adquirir a for do bico de um papagaio.

Porque o “bico de papagaio” se forma?

No caso da coluna, com o desgaste da articulação vertebral ou a degeneração do disco, acontece a instabilidade do segmento da coluna, e assim movimentação de forma anormal. Quando isso acontece, o corpo tenta estabilizar e fusionar este local na coluna, para isso ele deposita cálcio no ligamento e em partes discais comprometidas e faz crescer osso.

Quais as causas da osteofitose?

-Idade

-Hereditariedade

-Má postura

-Obesidade

-Sedentarismo

-Doenças Reumáticas

Quais os sintomas?

Alguns dos sintomas que podem indicar a presença de 'bicos de papagaio' incluem:

-Dor forte localizada nas costas ou que irradia até à coxa, principalmente quando se movimenta;

-Sensação de formigamento nas pernas quando se desenvolve na região lombar ou nos braços caso se localize na cervical;

-Diminuição da força muscular.

Estes sintomas são comuns a outras doenças osteoarticulares principalmente da coluna, e para confirmar o diagnóstico é fundamental realizar exames como: Raio X, Tomografia ou Ressonância Magnética.

Através destes exames de imagem, se detecta o desgaste do disco intervertebral, aproximação entre as vértebras e a formação de proeminências na região lateral das vértebras semelhante ao bico de papagaio.

Como a quiropraxia pode te ajudar?

A osteofitóse é um processo irreversível e progressivo, mas mais de 85% dos casos são leves e têm controle mais fácil. A quiropraxia e o reforço da musculatura ajudam a reabilitar a coluna, gerando mais controle postural, uma coluna mais flexível e alinhada. Reduz assim o progresso da doença e a dor. A melhor alternativa continua sendo a prevenção. Quanto antes incorporar novos hábitos, menores as chances de ocorrer um osteófito no futuro.

Surpreenda-se com o que a quiropraxia pode fazer para o seu bem-estar. Conheça o tratamento pela Corpo & Coluna e viva uma vida plena e sem dor. Faça uma avaliação conosco (21) 3563-5668.

796 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lombalgia

bottom of page